Pesquisar neste blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

O que é um haicai?

        Haicai é um poema de origem japonesa. Pelo que descobri, escreve-se assim: 俳句 e pronuncia-se Haiku. Os Haiku são escritos em japonês numa única linha vertical com uma frase de cinco sílabas (cinco caracteres japoneses), seguida de uma de sete e outra de cinco. É um tipo de poema curto, caracterizado pela objetividade.  

        Afrânio Peixoto foi o primeiro autor brasileiro a escrever haicais num formato adequado para a língua protuguesa, em 1919, no livro "Trovas Populares Brasileiras". Ele escreveu o seguinte:

“Os japoneses possuem uma forma elementar de arte, mais simples ainda que a nossa trova popular: é o haikai, palavra que nós ocidentais não sabemos traduzir senão com ênfase, é o epigrama lírico. São tercetos breves, versos de cinco, sete e cinco pés, ao todo dezessete sílabas. Nesses moldes vazam, entretanto, emoções, imagens, comparações, sugestões, suspiros, desejos, sonhos... de encanto intraduzível”

Posteriormente, Guilherme de Almeida, definiu um modelo para o haicai brasileiro: seria um poema de três versos, sendo que o primeiro e o terceiro, de cinco sílabas poéticas rimam entre si e o segundo é de sete sílabas poéticas, contendo uma rima interna entre a segunda e a sétima sílabas. Veja essas características no exemplo abaixo. O Poema "noturno", de Guilherme de Almeida:

Noturno

a cidade, a lua:
a jóia branca que bóia
na lama da rua.

Uma outra característica dos haicais de Guilherme de Almeida, é a existência de um título. Como o haicai é um poema muito conciso, o título contribui para completar e expandir seu significado.

Veja mais haicais de Guilherme de Almeida clicando aqui
No meu blog, chamo os haicais de Guilherme de Almeida, de "Haicais Formais", pelo fato deles possuírem regras rígidas quanto à forma.

Existem outras correntes de haicais em língua portuguesa, no Brasil, não necessariamente publicados nesse Blog. Haicais sem título, sem rima, com ênfase no conteúdo, entre outras características. Aos haicais que não seguem as características formais de Guilherme de Almeida, chamei de "Haicais Livres"

Abaixo, um exemplo desse estilo livre, o "Poemeu Efemérico", de Millôr Fernandes:

Poemeu Efemérico

Viva o Brasil
Onde o ano inteiro
É primeiro de abril


Por último, ha aqui no Blog um título, "Haicais Verticais", que diz respeito a um tipo de haicai que criei acidentalmente: basicamente são poemas de 3 versos escritos na vertical, onde cada verso é curtíssimo (uma ou duas palavras) e parte do significado está na forma (é uma mistura de haicai com poesia concreta). Segue um exemplo abaixo:


Torcer



Aos poucos, pretendo aprimorar esse artigo. Sem pressa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário